Histórico

 

Atendendo ao chamado da Diretoria do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no primeiro semestre de 2011, foi constituída uma comissão de professores representantes dos departamentos de Computação, Química, Física, Ciências Biológicas, pertencentes à este Instituto e do Departamento de Educação da UFOP, para elaborar uma proposta de curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Esse grupo contou com o suporte de membros do Departamento de Matemática, cujo apoio se mostrou essencial, pois desde 2008, esses docentes ofereciam o curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática que conta com excelente avaliação entre os pares e na área de Ensino.

Ressalta-se que o ICEB é a sede dos cursos de Licenciaturas das Ciências Naturais da UFOP, portanto um ambiente de educação científica em que são formados professores para atuar na Educação Básica de nossa região. E, para formar melhor, era necessário criar um espaço e tempo para debater mais sobre o Ensino de Ciências, promover trocas de informações e de vivências entre alunos e professores das Licenciaturas e fomentar a possibilidade da criação de novos produtos e ações educativas que cheguem às escolas, ou que ainda propiciem mudanças nas práticas de formação de professores. Com a criação de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, o grupo de educadores que fundou o MPEC vislumbrou uma possibilidade de oferecer uma opção de formação continuada aos egressos de nossos cursos de licenciatura, que atuam como professores da Educação Básica, e para educadores que não se graduaram na UFOP, mas que intencionam refletir, atualizar-se, capacitar-se e instrumentalizar-se para melhor contribuir com o ensino que acontece nas nossas escolas. Desta forma, fica expresso claramente o vínculo do MPEC com a formação inicial e continuada de professores de Biologia, Química e Física, demonstrando clara articulação entre o programa, as licenciaturas e a Educação Básica.

Voltando para a história do curso, em 2013, o curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências - nível Mestrado Profissional, iniciou suas atividades com uma turma composta por 14 alunos, que em sua maioria eram professores da Educação Básica. Atualmente, todos os que ingressaram na referida data, mestres em Ensino de Ciências, defenderam os seus trabalhos no prazo previsto pela Área de Ensino. Em 2014, tivemos 15 ingressantes e 13 defesas; em 2015, 14 ingressantes e 13 defesas. Em 2016, tivemos a entrada de 17 estudantes, em 2017, de 16 estudantes, em 2018, de 16 estudantes, em 2019, de 12 estudantes e em 2020, de 14 alunos. Em 2021, tivemos a entrada de 17 estudantes, em 2022, foram 8 estudantes, 2023, 5 alunos e 2024, 7 alunos. Esses egressos e os atuais estudantes são oriundos da região dos Inconfidentes e de várias regiões do Estado de Minas Gerais e a maioria atua na Educação Básica e na rede pública de ensino. Portanto, acreditamos que esse curso tem contribuído significativamente na capacitação pessoal de nossos alunos, mas também nas escolas em que atuam, formando professores pesquisadores, que têm buscado trazer inovações para as suas aulas. Cabe ressaltar que continuamos mantendo bons índices de titulação indicados pela diplomação de 12 mestrandos no ano de 2018, cujo tempo médio de titulação foi de 29,7 meses, o que é considerado como muito bom pela Área de Ensino.

Em termos dos orientadores do MPEC, destacamos que o primeiro quadriênio foi um grande momento de aprendizado. A maioria dos docentes tinha grande experiência em ações de ensino, muitos já tinham orientado alunos e alunas em trabalhos de conclusão de curso, iniciação à docência (Pibid), iniciação científica, extensão e uma pequena parcela já havia orientado ou coorientado dissertações ou teses em outras áreas. Portanto, o desafio de se constituir como um grupo de professores, que administra e orienta trabalhos de pesquisa em Ensino de Ciências, constituiu-se em uma tarefa que exigiu a dedicação, leitura e o repensar práticas, rotinas e concepções de ensino, aprendizagem e pesquisa. Nesse sentido, os momentos de reuniões de Colegiado, que congregava a maioria dos professores do MPEC, as parcerias em coorientações de trabalhos e os encontros anuais do MPEC propiciaram o compartilhamento de conhecimentos, metodologias, experiências e vivências. Dessa forma, formamos um grupo mais coeso e experiente, que se destaca pelo diálogo e pela competência que conduz as pesquisas sob a sua responsabilidade.

Em 2018, a fim de atender às demandas do programa e exigências da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) Nº 7.320/2018, que aprova as normas gerais de Pós-Graduação stricto sensu da UFOP, as resoluções para o credenciamento e recredenciamento de docentes foram discutidas e modificadas de acordo com os critérios da área de ensino. Essa nova resolução foi amplamente  discutida pelo Colegiado do MPEC, a fim de atender às novas orientações desta nova quadrienal e foi implementada a partir de 2019. 

No final de 2020, iniciamos as discussões sobre a alteração da estrutura curricular das disciplinas do MPEC, bem como das linhas de pesquisa, para que elas fiquem mais integradas entre si. Essa nova estrutura curricular foi instituída em 2022.

Em 2023, lançamos o primeiro edital público para seleção de novos docentes, permanentes e colaboradores. A procura foi expressiva e selecionamos quatro docentes, levando em consideração a inserção na área, a aderência e produção acadêmica e científica, e o envolvimento em atividades pedagógicas e extensionistas no Ensino de Ciências.

No final de 2024, realizamos a primeira parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da UFOP, que mediou o lançamento de edital para auxílio financeiro de alunos de mestrado em nosso programa. Atualmente, no momento da submissão desta proposta para a CAPES, temos quatro alunas matriculadas, agora bolsistas, cujos trabalhos se relacionam com a mineração, revitalização, reparo e ensino de ciências em municípios atingidos.