Histórico

 

Atendendo ao chamado da Diretoria do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da Universidade Federal de Ouro Preto, no primeiro semestre de 2011, foi constituída uma comissão de professores representantes dos departamentos de Computação, Química, Física, Ciências Biológicas, pertencentes ao a este instituto e do Departamento de Educação da UFOP, para elaborar uma proposta de curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Esse grupo contou com o suporte de membros do Departamento de Matemática cujo o apoio se mostrou essencial, pois desde 2008 esses profissionais oferecem um curso de mestrado profissional que conta com excelente avaliação entre os pares e na área de ensino.

Ressalta-se que o ICEB é a sede dos cursos de Licenciaturas das Ciências Naturais da UFOP, portanto um ambiente de educação científica em que são formados professores para atuar na educação básica de nossa região. E, para formar melhor, era necessário criar um espaço e tempo para debater mais sobre a educação e sobre ensino de ciências, promover trocas de informações e de vivências entre alunos e professores das licenciaturas e fomentar a possibilidade da criação de novos produtos e ações educativas que cheguem às escolas, ou que ainda propiciem mudanças nas práticas de formação de professores. Com a criação de um mestrado profissional em ensino de ciências (MPEC/UFOP), o grupo de educadores que fundou esse programa vislumbrou uma possibilidade de oferecer uma opção de formação continuada aos egressos de nossos cursos, que atuam como professores da educação básica, e para educadores que não se graduaram na UFOP, mas que intencionam refletir, se atualizar, se capacitar e se instrumentalizar para contribuir para melhorar o ensino que acontece nas nossas escolas.

Voltando para a história do curso, em 2013, o curso de pós-graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências iniciou suas atividades com uma turma composta por 14 alunos que em sua maioria eram professores da educação básica. Atualmente, todos os que ingressaram na referida data, mestres em Ensino de Ciências defenderam os seus trabalhos no prazo previsto pela Área de Ensino. Em 2014 tivemos 15 ingressantes e 13 defesas; em 2015, 14 ingressantes e 13 defesas. Em 2016, tivemos a entrada de 17 estudantes, em 2017, 16 estudantes e em 2018, 17 estudantes. Esses egressos e os atuais estudantes são oriundos da região dos Inconfidentes e de várias regiões do Estado de Minas Gerais e a maioria atua na Educação Básica e na rede pública de ensino. Portanto, acreditamos que esse curso tem contribuído significativamente na capacitação pessoal de nossos alunos, mas também nas escolas em que atuam, formando professores pesquisadores, que têm buscado trazer inovações para as suas aulas. Cabe ressaltar que continuamos mantendo bons índices de titulação indicados pela diplomação de 12 mestrandos no ano de 2018, cujo tempo médio de titulação foi de 29,7 meses, o que é considerado como muito bom pela Área de Ensino.

Em termos dos orientadores do programa, destacamos que o primeiro quadriênio foi um grande momento de aprendizado. A maioria dos docentes tinha grande experiência em ações de ensino, muitos já tinham orientado alunos e alunas em trabalhos de conclusão de curso, iniciação à docência (Pibid), iniciação científica, extensão e uma pequena parcela já havia orientado ou co-orientado dissertações ou teses em outras áreas. Portanto, o desafio de se constituir como um grupo de professores, que administra e orienta trabalhos de pesquisa em ensino de ciências, constituiu-se em uma tarefa que exigiu a dedicação, leitura e o repensar práticas, rotinas e concepções de ensino, aprendizagem e pesquisa. Nesse sentido, os momentos de reuniões de colegiado que congregava a maioria dos professores do programa, as parcerias em co-orientações de trabalhos e os encontros anuais do programa propiciaram o compartilhamento de conhecimentos, metodologias, experiências e vivências. Dessa forma, formamos um grupo mais coeso e experiente que se destaca pelo diálogo e pela competência que conduz as pesquisas sob a sua responsabilidade.

Em 2018, a fim de atender às demandas do programa e exigências da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Nº 7.320/2018, que aprova as normas gerais de Pós-Graduação stricto sensu da UFOP, as resoluções para o credenciamento e recredenciamento de docentes foram discutidas e modificadas de acordo com os critérios da área de ensino.